COPROMOTORES


Sistrade

A SISTRADE é uma empresa de forte base tecnológica especializada no desenvolvimento de software e na prestação de serviços de consultoria para diferentes setores de atividade, com uma forte presença no setor da Indústria, atuando em vários mercados deste setor. A sua atividade tem por objetivo fornecer soluções informáticas às organizações, com base nas mais recentes tecnologias, para que estas possam tirar partido de soluções de gestão inovadoras, permitindo-lhes não só uma boa gestão interna, mas também uma maior ligação a parceiros através do comércio eletrónico e ferramentas de colaboração online. É reconhecida a sua vasta experiência de trabalho e conhecimento do negócio de vários mercados do setor da Indústria tanto a nível nacional como a nível internacional. Nesse sentido a SISTRADE implementou e continua a implementar soluções tecnológicas e inovadoras em mercados como: Automóvel, Transformação de Papel, Cabos, Cerâmica, Metalomecânica, Têxtil, Alimentar, Móveis, Modelos Flexográficos, Borracha e Impressão.
Com um vasto curriculum de soluções para o setor industrial, a SISTRADE tem a capacidade de disponibilizar software de gestão específico para cada mercado deste setor. Na sua linha de produtos, pode-se destacar as soluções para a Gestão de Produção que engloba funcionalidades a nível de aquisição de dados, controlo de informação, ordens de fabrico. Apresenta também soluções a nível da ecoeficiência, manutenção de equipamentos e controlo de qualidade.
A SISTRADE é uma empresa certificada pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) na norma Portuguesa NP 4457: 2007. Com a implementação da norma, foi possível sistematizar os processos de inovação, investigação e desenvolvimento da empresa.
Desde a sua fundação, a SISTRADE tem participado em projetos de investigação com entidades do sistema científico nacional, como o INESC e a FEUP, procurando obter sinergias decorrentes da troca de conhecimento entre o mundo académico e o mundo empresarial.
A SISTRADE possui elevada experiência ao nível da participação em Projetos de I&DT, sejam eles europeus e nacionais, em consórcio ou a nível individual. No Projeto, a SISTRADE é responsável pela gestão do projeto, cumprimento dos objetivos técnicos, nomeadamente a especificação da solução, o desenvolvimento da plataforma tecnológica e sua transformação em produto comercializável. Tem uma participação ativa em todas as atividades do projeto desde a especificação dos requisitos, desenvolvimentos dos algoritmos em software e dos vários componentes que constituirão a solução, até à sua integração em protótipo e testes finais. É também responsável pela difusão e promoção do projeto tanto a nível nacional como a nível internacional. Para tal, contribuirá com o seu vasto conhecimento e experiência quer a nível do desenvolvimento de software baseado na web, quer a nível de processos de negócio nas áreas da ecoeficiência e manutenção de equipamentos. Vem utilizando a sua extensa rede de ligações a parceiros e clientes para o levantamento de casos de uso e levantamento das necessidades de mercado e numa segunda fase para divulgação de resultados e inserção da solução no mercado nacional e internacional.




O ISEP/IPP - GECAD como reconhecida entidade do sistema científico, participa ativamente em projetos que visam a criação e implementação de soluções e serviços inovadores para os utilizadores finais. Neste projeto, a sua equipa irá utiliza todo o seu know-how e experiência a nível da extração de conhecimento de grandes volumes de dados, aplicando os seus algoritmos que tem por base abordagem de Inteligência Artificial aos novos contextos apresentados pelo projeto e desenvolvendo novos algoritmos e abordagens combinadas que culminarão numa plataforma de serviços completamente disruptiva.
Em particular o ISEP/IPP - GECAD contribui com o seu conhecimento e experiência ao nível das Tecnologias do Conhecimento e da Aprendizagem, mais concretamente ao nível de: Sistemas Baseados em Conhecimento, Ontologias, Web Semântica, Web Social, Data Mining, Descoberta de Conhecimento, Redes Neuronais, Agentes Inteligentes e Tutores Inteligentes.
Os resultados do projeto serão utilizados para a preparação de Teses de Mestrado e materiais didáticos para os cursos lecionados pela instituição, como forma de disseminação dos resultados e valorização perante a comunidade académica.




A EVOLEO é uma PME que tem a seu cargo uma equipa de engenharia multidisciplinar, investindo nas competências relacionadas com o desenho sistemas eletrónicos críticos e complexos, abrangendo cinco áreas de atividade: Espaço, Energia, Transportes, Saúde e Industria.
A EVOLEO procura e promove parcerias e networking com os centros de conhecimento e players da Indústria, em consonância com a sua missão de fornecer soluções de engenharia eletrónica high-end e diferenciadas, procurando a melhoria contínua, flexibilidade, qualidade e inovação orientada para o cliente. Tem como objetivo o reconhecimento internacional como uma empresa tecnológica para alavancar parcerias, acrescentar valor e crescimento sustentável.
A empresa conta com parcerias com entidades de relevo como a ESA, o Grupo BOSCH, a National Instruments, a EMEF, REFER ou a Efacec e apresenta-se com um grande background de competências nas áreas de desenho e implementação de hardware analógico e digital, implementação de software para sistemas embebidos, sistemas de instrumentação, automação e controlo, engenharia de sistemas e ainda processo de desenvolvimento e qualidade.
Neste projecto, a EVOLEO, líder no desenvolvimento de sistemas eletrónicos críticos e complexos, é responsável pelo desenvolvimento e implementação de toda a componente de aquisição de dados, tendo participações ativas no desenvolvimento e implementação das outras componentes da plataforma assim como nas atividades de integração e testes da solução. Para tal, aplicará o seu vasto conhecimento e competências a nível de sistemas de instrumentação, automação e controlo, engenharia de sistemas e processos de desenvolvimento e qualidade.




ISQ é uma Associação Privada sem fins lucrativos fundada em 1965, declarada de Utilidade Pública em 1980, e que conta atualmente com mais de 400 associados, nos quais se incluem grandes referências da indústria nacional, pequenas e médias empresas, e outras instituições com actividade de suporte à indústria. Inicialmente dedicado à soldadura e técnicas afins, foi Instituto de Soldadura até 1985, ano em que adotou a designação atual, no sentido de melhor adaptar a sua designação às atividades entretanto iniciadas. O ISQ é hoje uma infraestrutura tecnológica de relevo, que desdobra a sua atividade por várias áreas de atividades nomeadamente inspeção industrial e teste, Materiais e seu comportamento, Manutenção e Integridade Estrutural, Ensaios Não Destrutivos, Ambiente e a Segurança, Eficiência Energética, Metrologia, Organização Industrial e automação, Qualidade e Formação. O ISQ tem 21 laboratórios acreditados pela DIN EN ISO 17025:2005, como base de suporte a todas as atividades anteriormente referidas. Neste âmbito, o Instituto desenvolveu internamente competências integradas, nas áreas de Investigação e Desenvolvimento (I&D), Transferência de Tecnologia, e Formação, complementadas pela prestação de serviços técnicos, respondendo às necessidades industriais nacionais.
A participação do ISQ no projecto INVALUE é liderada pelo Sustainable Innovation Centre, uma das unidades de I&D do ISQ. O Sustainable Innovation Centre do ISQ apoia as empresas e entidades nacionais em atividades de investigação e inovação, promovendo a sua sustentabilidade e melhoria continua. A sua missão é investigar e desenvolver soluções inovadoras e integradas, destinadas a reforçar as competências dessas entidades, aumentar a sua diferenciação e maximizar os valores acrescentados inerentes à sustentabilidade. A implementação destes valores envolve o desenvolvimento de tecnologia, novos produtos e processos, a aplicação de práticas de gestão integradas, nos domínios da eficiência energética, proteção ambiental, segurança de pessoas e máquinas e na maximização sistemática de recursos. Durante os últimos 20 anos, esta unidade adquiriu uma experiência significativa no desenvolvimento de projetos de IDT, atuando tanto como parceiro ou coordenador nos diferentes programas de financiamento nacionais e internacionais como EC Frameworks Programs (FPs), RFSC (Research Fund for Steel and Coal), EUREKA, LIFE, IEE (Intelligent Energy Europe), entre outros. A participação ativa em mais de 50 projetos especificamente relacionados com a implementação no terreno de práticas de Desenvolvimento Sustentável, esta unidade detém uma rede de parceiros tecnológicos a nível nacional e internacional. Destaca-se ainda a participação do ISQ em diversas plataformas nacionais e internacionais relacionadas com a temática do projeto, nomeadamente: EnergyIN (Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia), Produtech (Pólo das Tecnologias de Produção), EMIRI (Energy Materials Industrial Research Initiative), ESTEP (The European Steel Technology Platform. Responsável pela atividade de testes e ensaios o ISQ contribui para o projecto IIVALUE com a sua vasta experiencia em metodologias de avaliação de ecoeficiência, LCA, ferramentas de apoio à decisão e eficiência energética. Irá também facultar a sua experiência a nível do fornecimento de soluções e serviços para a Indústria Portuguesa.




Fundada em 1980, a Facort desenvolve a sua atividade na maquinação de peças de alta precisão e grande complexidade. Numa área de 2000 m2, com cerca de 34 trabalhadores, a empresa produz componentes para clientes da indústria de máquinas, com especial enfoque para a indústria automóvel.
Com uma linha de produção exigente e de qualidade produz maquinagem de peças segundo desenho dos clientes, possui equipamentos de programação complexa CNC até 5 eixos e está apta para montagem de peças e componentes.
A FACORT como empresa consolidada a nível da indústria transformadora aporta para o projeto INVALUE a sua experiência e conhecimento do setor da indústria (quer ao nível dos processos, quer ao nível das práticas), no levantamento de requisitos, na especificação para o desenvolvimento da plataforma e na validação. É nas instalações da FACORT que será instalado um dos protótipos piloto para validação da plataforma em ambiente real de utilização.
A empresa explorará os resultados do projeto nas suas linhas de produção, beneficiando diretamente do produto final obtido como resultado deste projecto ao promover monitorizações em tempo real que irão facilitar as tomadas de decisão, fomentando uma política de manutenção preventiva e medidas para avaliação da ecoeficiência, a empresa irá evitar paragens desnecessárias das suas máquinas, reduzir a produção de peças defeituosas e reduzir custos indesejáveis.
A empresa terá também um papel predominante na disseminação dos resultados pelo setor, uma vez que tem relações privilegiadas no setor em que se insere e ainda com o setor automóvel, para quem exporta.

 
2016 © Sistrade, All rights reserved